Limpeza da caixa d’água doméstica

Por que a limpeza da caixa d’água doméstica é essencial?


As caixas de água domésticos devem ser inspecionadas regularmente e limpos a cada seis meses.
Os riscos - Fontes de água estagnadas e de baixa circulação pode ser um terreno fértil em potencial para bactérias indesejáveis e prejudiciais. A estagnação pode ser causada por uma série de fatores, incluindo subutilização da água, uso de um tanque excessivamente grande e problemas no sistema de água causando bloqueios ou fluxo insuficiente. Esses fatores à parte, sempre haverá alguma estagnação nas caixas d'água, portanto, a limpeza e desinfecção regulares são essenciais, mesmo que esses riscos sejam baixos.
Reservatórios de armazenamento de água também é uma fonte comum de nutrientes para biofilme e bactérias, incluindo Legionella. Com o tempo, um tanque sujo pode desenvolver ferrugem, sedimentos e lodo; tanques não controlados podem até ficarem contaminados com matéria orgânica, como folhas e, em casos extremos, pequenos animais.


Procedimento de limpeza d’caixa de água doméstico (residencial)


Antes que você comece: Certifique-se de que a equipe de limpeza do (s) tanque (s) de água seja devidamente treinada, certificada e tenha o equipamento de EPI correto.
Verifique a Avaliação de Risco antes de trabalhar para familiarizar os técnicos e Pessoas Responsáveis com os perigos associados à tarefa, ativo (s) e como reduzir ou controlar quaisquer riscos identificados.
Informe / comunique com todos os usuários do edifício que o trabalho de limpeza está prestes a ser realizado (use placas conforme apropriado para reduzir ou prevenir o uso de chuveiros / torneiras durante o trabalho).
Fotografe a condição da caixa de água antes de iniciar o trabalho.
É necessária uma lavagem de pré-desinfecção.
A entrada da caixa deve ser isolada para que a caixa possa ser drenado e inspecionado.
Quaisquer bombas auxiliares associadas ao sistema / tanque também devem ser isoladas da fonte de alimentação da rede elétrica.
Esvaziar e limpar a caixa: Esvazie A caixa (para drenar ou de acordo com a licença de descarte de resíduos, conforme aplicável).
Tire uma foto da caixa vazio para o Livro de Registro.
Entrada na caixa - se a entrada for necessária, dois técnicos devem estar presentes e as regras, regulamentos e procedimentos de segurança em espaço confinado devem ser seguidos.
Limpeza da caixa de água - raspe manualmente todas as superfícies internas e aspire o chão e as paredes com um aspirador úmido. Toda sujeira e detritos visíveis devem ser removidos.
Quaisquer sinais de danos, corrosão, escama, descamação, manchas pretas e deficiências devem ser observados.
Encha e enxágue a caixa com água limpa da rede, verificando se há vazamentos durante o processo de recarga.


Limpeza de caixa de água doméstico

Serviços Galli: Limpeza de caixa de água doméstico

Desinfecção e cloração: A desinfecção química é realizada após a limpeza da caixa d'água por meio da cloração da água na caixa até a concentração especificada em mg / litro (ppm) de cloro residual livre.
Determine o volume da caixa, a concentração necessária, o tempo mínimo de contato e a dose por m3 de água.
Use um kit de teste de cloro para verificar o hipoclorito de sódio e não adicione produtos químicos à caixa até que ele esteja cheio até a metade com água.
Adicione mais hipoclorito de sódio, se necessário, e teste novamente para atingir 50PPM de cloro residual livre na caixa. O cloro pode ser adicionado a 0,5 litros por m3 e misturado na caixa. A concentração de cloro livre é afetada pelo pH. Não use em sistemas com pH superior a 8,5 e ajuste o tempo de contato de acordo com a Declaração de Método aprovada.
Uma vez que o nível necessário de cloro é alcançado e mantido, a saída da caixa pode ser aberta para permitir que a água clorada flua.
A água clorada flui para todas as saídas e precisa ser verificada por um técnico abrindo sucessivamente torneiras e chuveiros. Use a Avaliação de Risco de Legionela mais atualizada (ou Avaliação de Risco de Higiene da Água) para identificar todas as sentinelas (pontos mais distantes) e saídas restantes.
Se você acredita que a caixa de água secará enquanto puxa a água pelo sistema, desligue a válvula de saída para evitar que o ar entre no sistema e reabasteça A caixa até a metade antes de adicionar outra dose de produto químico e completar o enchimento da caixa.
Drene a caixa até a metade abrindo a válvula de drenagem ou usando uma bomba e bombeie para fora. A válvula de esfera é aberta para permitir que a caixa seja recarregada com água doce. Certifique-se de que a válvula de esfera fecha corretamente para que a caixa não corra o risco de encher demais.
Uma vez que o sistema tenha sido descarregado ou parcialmente drenado, o TDS deve ser medido e os níveis devem ser equivalentes ao abastecimento de água da rede de entrada (TDS dentro de 5%). Além disso, meça a concentração de cloro livre restante na caixa. Deve estar entre 0,5 e 0,1 PPM.
Registre os níveis alcançados na seção Comentários do Relatório de limpeza e desinfecção ou Livro de registro. Quando os níveis são aceitáveis, as etiquetas de advertência devem ser coletadas em todas as tomadas e o sistema devolvido para uso.
Final: Fotografe a condição da água antes de reaplicar a tampa da caixa.
Preencha uma Etiqueta de Desinfecção para cada tanque e indique se serviços inativos foram incluídos no processo.
Assine e cole uma etiqueta em cada tanque e remova o adesivo antigo ou coloque sobre o anterior.