Passo a passo para a limpeza da caixa d’água

Dicas Galli limpeza

Recomendamos limpar a caixa caixa d’água duas vezes por ano

DICA PASSO A PASSO DE LIMPEZA CAIXA D'ÁGUA

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de são Paulo) orienta que os moradores limpem a caixa caixa d’água duas vezes por ano, com um intervalo de seis meses entre elas. A manutenção pode evitar diversas doenças graves, como dengue, hepatite A e diarreia.

Veja dez passos para limpar a caixa caixa d’água e proteger sua família de vários tipos de doenças e infecções:

Feche o registro de água ou amarre a boia da caixa-caixa d’água impedindo a entrada de mais água.
Esvazie a caixa caixa d’água abrindo torneiras da casa, use essa água para coisas úteis como tomar banho, lavar louça, regar as plantas e lavar os animais. Deixe um pouco do líquido, aproximadamente 20 cm, dentro da caixa para ajudar durante a limpeza.
Esfregue as paredes e o fundo da caixa usando somente panos e escova de cerdas macias. Nunca use sabão, detergentes ou outros produtos químicos. Cuidado para que a água com a sujeira não desça pelo cano. Ela pode danificar ou entupir as tubulações.

limpeza caixa d'água

Limpeza de caixa caixa d’água de diversos modelos

Retire a sujeira da caixa-caixa d’água usando balde. Você também pode utilizar panos absorventes e torcer para fora da caixa.
Abra o registro da casa ou desamarre a boia da caixa caixa d’água. Isso vai permitir a entrada de mais água limpa no reservatório.

Só uma empresa com o porte da Galli oferece aos seus clientes visita e orçamento gratuito, onde você pode solicitar através de um de nossas centrais: São Paulo: 11 3889-7000 ABC: 11 4458-5000 Jandira: 11 4619-5367 Osasco: 11 3654-3701 Barueri: 11 4191-1909 Gde SP Oeste: 11 4163-3000 Campinas: 19 2511-4947 Whatsapp: 11 98622-7000
Os orçamentos são elaborados dentro das normas de qualidade e seguindo a risca os padrões oficiais da vigilância sanitária na região de São Paulo, ABC e algumas cidades, aliado aos melhores preços e condições de pagamento que cabem no seu bolso, sem perder o foco na melhor qualidade na prestação do serviço de “limpeza de caixa d'água e impermeabilização”.

limpeza caixa d'água

Dicas passo a passo de limpar sua caixa de água

Quando a caixa estiver novamente cheia, adicione um litro de cloro ou água sanitária. Algumas gotas de hipoclorito de sódio também são recomendadas. E deixe lá por aproximadamente duas horas. Não utilize essa água para tomar banho, tomar ou lavar louça ou roupas.
Esvazie novamente a caixa caixa d’água. Essa água com a solução do cloro pode ser usada para lavar o quintal, banheiro e o chão.
Para facilitar que a caixa fique vazia novamente, abra as torneiras, mangueiras e chuveiros. Essa água com a solução sanitária irá descer limpando e desinfetando os canos e tubulações.
Abra o registro novamente até que ele encha a caixa caixa d’água. Tampe da maneira certa para que insetos, animais e poeira não tenham acesso ao interior da caixa.
Marque a data na limpeza no lado de fora da caixa, anotando a data da próxima limpeza.

Repita a operação na data marcada.

Antes de iniciar a limpeza é preciso esvaziar o reservatório, mantendo apenas um palmo de água dentro dele. Durante o processo somente devem ser usadas água e água sanitária.
Nunca use sabão, detergente ou outros produtos. Esfregue bem o fundo e as paredes da caixa d'água. Em seguida retire a água e o material que restou da limpeza e realize a desinfecção. Após esta etapa, é preciso esvaziar novamente o reservatório. Esta manutenção deve ser feita a cada 6 meses.

A seguir estão as dicas para as caixas residenciais com mais de 5 mil litros de água.


1) Programe com antecedência o dia da lavagem da sua caixa d'água. Prepare os materiais e equipamentos necessários, incluindo a solução com hipoclorito de sódio, para que os organismos patogênicos que estão na caixa dágua sejam destruídos. é essencial o uso de botas e luvas para realizar todo o processo, e de uma escada em caso de caixas elevadas.

2) Tenha certeza de que a escada que dá acesso à caixa está bem posicionada e que não há o risco de escorregar.

3) Feche o registro da entrada de água no imóvel ou amarre a bóia. Consuma a água até deixar o volume suficiente para a próxima etapa.

4) Armazene a água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza. 

5) Esvazie o reservatório totalmente.

6) Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.

7) Lavar as paredes e o fundo da caixa d'água com escova, lavadora de alta pressão, pano e vassoura (de fibra vegetal ou de fio de plástico macio).

Não utilize escova de aço, sabão, vassoura de piaçava, detergente ou outros produtos químicos.

8) Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.

9) Em um balde plástico prepare a solução de hipoclorito, adicionando 20 ml de hipoclorito de sódio a 10% para cada 10 litros de água. Essa solução será utilizada para aspejar as paredes do reservatório.

10) Ainda com a saída da caixa fechada asperjar a solução de hipoclorito de sódio nas paredes e fundo do reservatório. Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram.

Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.

11) Não use esta água de forma alguma por duas horas.

12) Passadas as duas horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da edificação.

13) Para evitar o desperdício, essa água pode ser utilizada para lavar os pisos do imóvel.

14) Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. Desamarre a bóia ou abra o registro do imóvel.

15) Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada.

Limpeza caixa d'água

Na limpeza de caixas d'água utilizamos somente escovas de cerdas arredondadas e flexível. Após a limpeza é feita a desinfecção e testada para saber a qualidade da água. Consulte-nos!
Somos certificado como PPRA, PCMSO, NR 18, NR 33, NR 35, ANVISA, CREA, Engº, Químico responsável, ASO, que são exigidos por lei. Certificado como PPRA, PCMSO, NR 18, NR 33, NR 35, ANVISA, CREA, Engº, Químico responsável, ASO, que são exigidos por lei.

Nuvem de tags:

caixa d'água limpeza - caixa limpeza - limpeza de caixa d água - limpeza de caixa de água - limpeza caixa d água - limpeza de caixa dagua - reservatorio agua - controle de qualidade da água - controle de limpeza - limpeza e sanitização - controle de qualidade de água - impermeabilização de caixa de agua - reservatorio de agua 1000 litros - limpeza de caixa d agua porto alegre - controle da qualidade da água - limpeza de reservatórios - reservatorio de agua subterraneo